Pages

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Réflexion: Secularização - TV


"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amr o mundo, o amor do Pai não está nele; por que tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." [1 João 2:15-17]

terça-feira, 28 de junho de 2011

Três vídeos que todo jovem deveria assistir.

Graça e paz, meus amados irmãos em Cristo Jesus!
Hoje, trago um material maravilhoso para a edificação de todo cristão que busque, genuinamente, contemplar a face do nosso Senhor e Salvador eterno - Jesus Cristo.
Escolhi três videos que acredito serem insubstituíveis para o tocar do Senhor no coração de um filho Seu [digo isso, pois todos estes videos contribuíram drasticamente para o Senhor transformar a nossa vida, minha e de minha amada, e o nosso relacionamento com o Ele; de tal maneira que nunca mais largamos a santíssima palavra do nosso Deus - a Bíblia Sagrada - e aprofundamo-nos indescritívelmente em nossa íntimidade com o Senhor].
Dessa forma, desejo, com toda a minha alma, que o nosso Senhor e Salvador - Jesus Cristo - possa trabalhar cada vez mais em nossos corações, santificando-nos e transformando-nos pela renovação de nossas mentes em Cristo Jesus. Amém!

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." [Romanos 12:2]


PRIMEIRO VÍDEO



SEGUNDO VÍDEO



TERCEIRO VÍDEO

domingo, 19 de junho de 2011

24 FATOS NOTÁVEIS SOBRE A VIDA DE C. H. SPURGEON.


Graça e Paz a todos os amados irmãos em Cristo Jesus!

Hoje, apresentarei um artigo que acredito ser do interesse de todos nós, filhos do nosso Senhor e Salvador - Jesus Cristo. Este artigo, por sua vez, se refere aos fatos presentes na vida de um dos homens mais utilizados por Deus para a propagação do Seu evangelho - Charles H. Spurgeon.

Spurgeon converteu-se em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Aos dezesseis, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de Cambridgeshire, na Inglaterra. Três anos depois, Spurgeon, então com vinte anos, foi convidado para pastorear a capela de New Park Street, em Londres, que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano.

Um homem grandiosamente utilizado e consagrado pelo Senhor, para o Seu ministério e serviço da obra do nosso Deus e Pai Celestial.

[Deus abençoe a todos, em Cristo Jesus!]

24 Fatos Notáveis sobre a vida de Charles H. Spurgeon.

1. CHS leu o Progresso do Peregrino aos seis anos de idade e o releu 100 vezes após isso.

2. A coleção impressa de seus sermões (63 volumes) tem tantas palavras quanto a Enciclopédia Britânica, todavia, ele pregou suas 140 palavras por minuto à partir de uma única folha de anotações, preparada na noite anterior.

3. Uma mulher foi convertida lendo uma simples página de um sermão de Spurgeon que ela encontrou enrolada ao redor da manteiga que ela tinha comprado.

4. Antes dos 20 anos de idade, CHS pregou 600 vezes.

5. Aos 19 anos de idade, a Igreja de New Park Street o convidou para um teste de seis meses. Eu aceitaria somente um teste de três meses pois, “Eu não queria me tornar um obstáculo”. Quando ele chegou, em 1854, a congregação tinha 232 membros. Trinta e oito anos depois o total era de 5.317 com outros 9.149 que tinham sido membros (mudanças, mortes, etc.).

6. CHS disse dos políticos: “Eu tenho ouvido, ‘Não traga a religião para a política’. É precisamente para este lugar que ela deveria ser trazida e colocada ali na frente de todos os homens como um candelabro”.

7. CHS certa vez se dirigiu a uma audiência de 23.654 pessoas sem, é claro, um microfone ou uma amplificação mecânica.

8. Um dia, para testar a acústica de um salão onde ele iria falar, ele falou em alta voz — “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Um trabalhador nas vigas ouviu e foi convertido.

9. A mulher de Spurgeon, Susannah, o chamava, “Sua Excelência”.

10. CHS falava tão fortemente contra a escravidão que os seus publicadores Americanos editavam os seus sermões.

11. CHS recusou ser ordenado e recusou o título, “Reverendo”. (Todavia, ele fundou um colégio de pastores).

12. CHS entrevistou pessoalmente todos os membros candidatos na determinação de estar seguro da genuinidade da sua conversão. 14,000/38=368 por ano. (Veja #5 acima).

13. Ele nunca disse à sua congregação em quem votar — mas ele denunciava os candidatos por nome desde o púlpito — e ele distribuía folhetos durante a semana para os oficiais que estavam querendo saber quem ele favorecia.

14. A cada Natal CHS dava presentes individuais aos órfãos dos orfanatos que ele tinha fundado, mesmo quando o número aumentou para aproximadamente mil.

15. CHS lia quase um livro por dia em média. Ele freqüentemente confessava estar ciente de oito grupos (séries) de pensamentos identificáveis em sua mente ao mesmo tempo.

16. Concernente aos orfanatos como obra social, CHS declarou: “O socialismo é somente palavras e teoria. Nós cuidamos tanto dos corpos como das almas dos pobres e tentamos mostrar nosso amor à Verdade de Deus pelo amor verdadeiro”.

17. O colégio de pregadores de Spurgeon fornecia educação geral assim como educação teológica. Não havia taxas fixas.

18. O diretor do colégio, George Rogers, era um pedobatista, mostrando a tolerância e magnanimidade de Spurgeon — mas todos na faculdade tinham que “ensinar as Doutrinas da Graça com dogmatismo, entusiasmo e clareza”.

19. CHS, pelas melhores estimativas disponíveis, foi o instrumento direto e pessoal de Deus de aproximadamente 12.000 conversões.

20. O colégio, diretamente através dos esforços de Spurgeon de propagação com base em sua estimativa de doações, enviou homens resultando na plantação de mais de 200 igrejas.

21. O primeiro livro publicado pela Moody Press foi o All Of Grace [Tudo pela Graça] de Spurgeon. Ele ainda é o bestseller número #1 deles.

22. CHS certa vez pregou uma mensagem sonhando, a qual sua esposa, que estava acordada, registrou em papel. Ele a pregou na manhã seguinte.

23. Havia oração contínua para a obra do Tabernáculo Metropolitano no porão do mesmo.

24. Num culto em 1879, a congregação regular de 4.850 membros deixou o tabernáculo para permitir que novas pessoas, que estavam esperando do lado de fora, tivessem uma chance de vir e ouvir. O edifício imediatamente se encheu de novo,

25. Quando Moddy encontrou Spurgeon e descobriu que ele fumava charutos, ele ficou um tanto surpreendido e desconcertado. Spurgeon lhe assegurou que nunca tinha exagerado. Moody perguntou cortesmente, “E o que você consideraria um exagero?”. Ao que Spurgeon respondeu, “Fumar dois ao mesmo tempo”. É crido que Spurgeon parou de fumar charutos quando a loja de tabaco onde ele os comprova começou a se auto-anunciar como, “A Loja Onde Spurgeon Compra Seus Charutos”.

Réflexion: Orgulho Cristão?

"Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado." [Mateus 23:12]

sábado, 18 de junho de 2011

Réflexion: ajudar os pobres?


"Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, pata serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?" [Tiago 2:5-6]

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Réflexion: crescimento espiritual?


" [...] com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à plenitude de Cristo, para que não sejais como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro." [Efésios 4:12-14]

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Réflexion: E depois?


"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
[João 14:6]

Não aparece na Bíblia: é pecado?

Graça e paz, meus amados!

Hoje darei continuidade à série da temática – Não aparece na Bíblia: é pecado? – proposta há alguns dias atrás e que, com orações ao nosso Deus, espero contribuir para a nossa edificação e aperfeiçoamento no Senhor [cf. Ef. 4:12/2 Co. 13:9].

Certo dia, nesta mesma semana, enquanto folheava as páginas da revista Cristianismo Hoje [uma ótima revista; vale salientar], emprestada pela minha amada, deparei-me com um artigo do editor, Philip Yancey, correspondente norte-americano [a revista é publicada internacionalmente], com o seguinte título: ser evangélico. O artigo trata o tema do “evangelicalismo” como um fenômeno global – uma espécie de epidemia cristã – e que, explicitamente, vem tornando-se um rótulo cada vez mais impreciso, ou ainda, banalizado.

O interessante neste artigo, amados irmãos, é o fato de Yancey citar, em miúdos, justamente o aspecto que eu desejo expor nesta breve postagem: A gradativa absorção das tendências culturais do mundo pela igreja contemporânea; ou seja, tudo aquilo que a igreja atualmente está absorvendo ou copiando deste mundo.

Como jovem, por mais que pareça surreal, com exceção da minha benção do Senhor – minha amada -, eu não tenho o costume de frequentemente me integrar aos jovens de minha igreja [o que muitas vezes deixa-me, assim como minha querida, demasiado entristecido] pelo fato de que estes sempre possuem alguma tendência cultural [muitas vezes também carnal] que chega a causar certo desconforto em meu próprio coração. Não que eu defenda um purismo radical, no sentido político da expressão, mas, na maioria das vezes, tais tendências chegam a determinar a maturidade e a situação espiritual destes jovens [o que não significa que com adultos também não ocorra o mesmo]. A iniciativa (minha e de minha amada), portanto, é orarmos ao Senhor que nos mande filhos escolhidos a dedo para nos fazer companhia nesta jornada [o que, até o presente momento, efetivou-se com o companheirismo de irmãos mais velhos – adultos].

Mas, afinal, quais são estas tendências culturais sobre as quais estou falando? De maneira prática, convencionalmente as batizarei de “secularidades” ou “mundanizações.” Estas podem transformar-se em uma arma perigosíssima contra nós, filhos do Senhor, que buscamos uma vida de santidade, pureza, justiça e com todos os frutos do Espírito [Gl. 5:22-23]; assim como buscar estar sem contaminação com este mundo, pelo Espírito Santo de Deus, segundo a Sua palavra. Em outros termos, viver, verdadeiramente, o evangelho do Reino de Deus [Tito 2:11-14]. Sendo assim, jovens que se “convertem” ao Senhor e continuam com práticas, idéias e valores mundanos podem tornar-se uma grave pedra de tropeço¹ na vida de outros, se é que se pode afirmar que tais sujeitos são genuinamente mortos e crucificados com Cristo para o mundo [cf. Cl 3:1-11].

Amados irmãos, pela misericórdia do Senhor, acredito ser eficiente a apresentação de mais um breve vídeo [apelo] sobre este aspecto (ou aspectos), a fim de um entendimento profundo e uma suplementação clara e concisa sobre o que procurei expor de maneira sintética. Busquei não mencionar situações ou circunstâncias específicas para exemplificar essa “secularização” ou “mundanização;” creio que apenas o Senhor é Fiel e Todo-Poderoso para abrir os nossos olhos espirituais e nos transformar, dia após dia, mediante o poder do Espírito – unicamente para Sua honra, glória e louvor. Amém!

No mais, desejo que a mão do nosso Pai Celestial esteja estendida sobre cada um de nós! Saúdo a todos com a paz do Senhor!





tropeço, skandalon; Strong 4625: Originalmente, uma armadilha, uma árvore pequena curvada, ou um galho móvel com uma isca usada para capturar animais. A palavra depois passou a denotar uma armadilha ou obstáculo. Metaforicamente, significa o que causa o erro ou o pecado (Bíblia de Estudo Plenitude, Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).

terça-feira, 14 de junho de 2011

Réflexion: servos livres e humildes?


"[...] e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." [João 8:32]




"Mantende um bom entendimento uns com os outros; não sejais pretenciosos, mas acomodai-vos às coisas humildes. Não vos considereis sábios aos próprios olhos." [Romanos 12:16]